Exposição Itinerante

  • Descrição

    A exposição itinerante “Mar de Plástico”, organizada pela Campanha Ocean Action, pretende incentivar a reflexão crítica sobre o problema do lixo marinho e a necessidade da adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis pela população.

    Para tal, a exposição utiliza diferentes ferramentas de comunicação com forte impacto visual e sensorial para atrair a atenção dos visitantes, alternando painéis com informação em formato essencialmente gráfico (infografia e ilustração), com objetos artísticos e elementos multimédia.

    A entrada na exposição é efetuada através de um corredor de objectos de plástico por onde os visitantes têm que passar de forma a sentirem o efeito opressivo da acumulação do plástico no meio marinho. Mais à frente encontra-se um supermercado de plástico constituído por uma infinidade de objectos de uso diário, recolhidos nas ações de limpeza de praias realizadas nesta Campanha. Estes objetos estão organizados e etiquetados como de um verdadeiro supermercado se tratasse, onde se pode visualizar a sua data de validade o tempo de vida esperado de cada objecto no mar, que em alguns casos passa os 500 anos.

    Há ainda zonas para visionamento de vídeos, jogos lúdico-pedagógicos e um espaço para exposição de trabalhos premiados do concurso “Poluição do Oceano” organizado pela Campanha Ocean Action para escolas a nível nacional, com as modalidades reciclarte, cartaz de sensibilização, fotorreportagem e infografia. Em cada local de exibição é possível a marcação de visitas escolares, sendo também dinamizadas atividades lúdico-pedagógicas e de ciência experimental, bem como palestras com investigadores do CIIMAR sobre este tema.

    A exposição foi já exibida nas 6 Escolas envolvidas na Campanha, no CMIA (Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental) de Vila do Conde, Quinta Pedagógica de Braga, CMIA de Matosinhos, CEA da Quinta do Passal (Gondomar), ExpoLab - Lagoa (S. Miguel, Açores) e no Observatório do Ambiente dos Açores (Angra do Heroismo, Terceira). Atualmente encontra-se em exposição no Moínho de Maré de Alhos Vedros até 27 de Março de 2019, prevendo-se a sua passagem a partir desta data para o SeaLife Porto.
     
    A partir de Maio de 2019, a exposição ficará disponível para requisição por outras entidades interessadas (enviar email para jose.teixeira@ciimar.up.pt).
  • Locais

    • Escola Secundária Santa Maria da Feira.  02 a 06 de maio 2016
    • Escola Secundária de Ermesinde. 09 a 13 de maio 2016
    • Escola Secundária Rocha Peixoto. Póvoa do Varzim. 16 a 20 de maio 2016
    • Escola Básica Secundária Coelho e Castro. Fiães. 23 a 27 de maio
    • Escola Secundária da Boa Nova. Leça da Palmeira. 30 a 03 de junho
    • Agrupamento de Escolas D. Pedro IV. Mindelo. 06 e 07 de junho
    • CMIA de Vila do Conde. 08 junho a 25 Novembro 2016
    • Quinta Pedagógica de Braga. 25 Novembro a 30 Dezembro 2016
    • CMIA de Matosinhos. 6 janeiro a 29 abril 2017
    • Quinta do Passal – Gondomar. 1 maio a 9 julho 2017
    • ExpoLab - Lagoa (S. Miguel Açores) - 29 Setembro 2017 a 8 Junho de 2018
    • Observatório do Ambiente dos Açores. Terceira, Açores, 22 Junho a Outubro 2018
    • Moínho de Maré de Alhos Vedros. Moita, 19 Novembro 2018 a 27 Março de 2019
  • Galeria de imagens

  • Ficha Técnica

    Organização e Produção: CIIMAR – Campanha Ocean Action
    Conceção geral e conteúdos: José Teixeira (Coordenador), Ágatha Gil e Patrícia Neto
    Design: Edge River
    Financiamento: EEA Grants
    Instalações artísticas: ESAP – Coordenação Prof.ª Arq.ta Susana Milão (Mestrado Integrado de Arquitectura)
    • Supermercado de Plástico: Francisco Soares e Tiago Castro, com a colaboração de Rita Castro e Ângela Soares
    • Tartaruga na rede: Marta Regadas, com a colaboração de Letícia Rodrigues e Francisco Godinho
    • Peixe contaminado no Prato: Francisca Reis, com a colaboração de Marta Regadas
    • Medusas: Rita Castro e Ângela Soares
    Agradecimentos: Américo Castanheiro e Luisa Garcia (Tudo Faço), Hugo Santos (Edge River), Carolina Ferraz e equipa do ExpoLab - Lagoa, Regina Rosa e equipa OAA (Angra do Heroismo), CMIA de Vila do Conde, CMIA de Matosinhos, Quinta Pedagógica de Braga, CEA Quinta do Passal (Gondomar),  Mutualista Açoreana, LIPOR, Ocean Care, Iberoprensa, Capitania do Porto de Leixões, Joana Lencastre (Cais do Rio), Hugo Santos e Ana Ferreira (CIIMAR), Teresa Franco Gonçalves, Miguel Gonçalves e João Coelho (ESAP).

Esculturas

  • Descrição

    A exposição “Monstros Marinhos”, organizada pela Campanha Ocean Action, é composta por 3 esculturas de grandes dimensões construídas com plásticos descartados, por alunos de Artes Plásticas da ESAP (Escola Superior Artística do Porto).
    As esculturas retratam diferentes consequências dos detritos plásticos sobre a vida marinha e a saúde humana, como os microplásticos e a ingestão de plásticos pelos animais marinhos e o seu aprisionamento em redes de pesca fantas. Esta exposição recorre assim a uma linguagem marcadamente artística para captar a atenção da população em geral e dessa forma informar e incentivar a reflexão crítica da sociedade sobre o problema do lixo marinho e a necessidade da adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis.

    As esculturas foram já expostas em diversos espaços públicos e nobres da cidade do Porto, Matosinhos e Gondomar, como o Espelho de Água dos Aliados, Largo de S. Domingos, Estação de Comboios de S. Bento, Pavilhão da Água, Estações de Metro da Casa da Música e Aliados e Espelho de Água da Biblioteca Florbela Espanca (Matosinhos), encontrando-se atualmente e de forma definitiva em exibição no CEA da Quinta do Passal (Gondomar). 
  • Galeria de Imagens

  • Ficha Técnica

    Coordenação:
    CIIMAR
    José Teixeira, Ágatha Gil e Patrícia Neto;
    ESAP
    Prof. Raul Rabaça (Licenciatura de Artes Plásticas e Intermédia)

    Autores: Bruno Pissarro, Catarina Oliveira, Maria Caldas, Rita Pinto, Sara Pontes
    Estruturas: Tudo Faço

    Agradecimentos:
    CMP, Porto Lazer, LIIPOR, Metro do Porto, Infraestruturas de Portugal, Pavilhão da Água, Câmara Municipal de Matosinhos, CEA Quinta do Passal  e Câmara Municipal de Gondomar, Hotel AS1829, Américo Castanheiro e Luisa Garcia (Tudo Faço), Marta Silva e Pedro Pombeiro (CMP), Catarina Ferreira (Metro), Joana Laranjeira, Eduarda Filipa, Alexa Wi e todas as pessoas que de alguma forma ajudaram na construção das esculturas.