Exposição Itinerante

  • Descrição

    A exposição itinerante “Mar de Plástico”, organizada pela Campanha Ocean Action do CIIMAR, pretende incentivar a reflexão crítica sobre o problema do lixo marinho e a necessidade da adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis pela população.

    Para tal, a exposição utiliza diferentes ferramentas de comunicação com forte impacto visual e sensorial para atrair a atenção dos visitantes, alternando painéis com informação em formato essencialmente gráfico (infografia e ilustração), com objetos artísticos e elementos multimédia.

    A entrada na exposição é efetuada através de um corredor de objectos de plástico por onde os visitantes têm que passar de forma a sentirem o efeito opressivo da acumulação do plástico no meio marinho. Mais à frente encontra-se um supermercado de plástico constituído por uma infinidade de objectos de uso diário, recolhidos nas ações de limpeza de praias realizadas nesta Campanha. Estes objetos estão organizados e etiquetados como de um verdadeiro supermercado se tratasse, onde se pode visualizar a sua data de validade o tempo de vida esperado de cada objecto no mar, que em alguns casos pode ultrapassar os 500 anos.

    Há ainda zonas para visionamento de vídeos, jogos lúdico-pedagógicos e um espaço para exposição de trabalhos premiados do concurso “Poluição do Oceano” organizado pela Campanha Ocean Action para escolas a nível nacional, com as modalidades reciclarte, cartaz de sensibilização, fotorreportagem e infografia. Em cada local de exibição é possível a marcação de visitas escolares, sendo também dinamizadas atividades lúdico-pedagógicas e de ciência experimental, bem como palestras com investigadores do CIIMAR sobre este tema.

    A exposição foi já exibida em mais de 20 localidades de Portugal Continental e Açores, encontrando-se atualmente em exibição no SMAS de Sintra - Espaço Ribeira de Sintra (antiga Oficina das Ciências de Sintra) até 27 de Março de 2022.
     
    Esta exposição completa, bem como outros formatos mais leves apenas com um conjunto de painéis informativos e pequenas esculturas, podem se requisitadas por qualquer entidade interessada (enviar email para jose.teixeira@ciimar.up.pt).
  • Locais

    • CMIA Vila do Conde. 25 out 2022 a 31 mar 2023
    • Centro de Educação Ambiental da Quinta do Passal, Gondomar. 17 maio a 21 out. 2022
    • SMAS de Sintra - Espaço Ribeira de Sintra (antiga Oficina das Ciências de Sintra). 28 nov. 2021 a 27 março 2022
    • Centro Cultural de Montargil, Ponte de Sor. 2 julho 2021 a 7 setembro 2021
    • ​Mosteiro de S. Martinho de Tibães, Braga. 16 de novembro 2020 a 22 de junho 2021
    • Parque da Devesa, Famalicão. 6 março a 31 setembro 2020
    • Museu do Mar. Cascais. 16 de novembro 2019 a 29 fevereiro 2020
    • Centro Multimeios de Espinho. CINANIMA. Festival de Cinema de Animação de Espinho. 10 a 16 de novembro 2019
    • CIPA - Centro Interpretativo do Património da Afurada. Gaia. 23 outubro a 9 de novembro 2019
    • SeaLife Porto, 6 abril a 19 de setembro de 2019
    • Moínho de Maré de Alhos Vedros. Moita, 19 novembro 2018 a 27 março de 2019
    • Observatório do Ambiente dos Açores. Terceira, Açores, 22 junho a outubro 2018
    • ExpoLab - Lagoa (S. Miguel Açores), 29 Setembro 2017 a 8 Junho de 2018
    • Quinta do Passal – Gondomar. 1 maio a 9 julho 2017
    • Quinta Pedagógica de Braga. 25 Novembro a 30 Dezembro 2016
    • CMIA de Matosinhos. 6 janeiro a 29 abril 2017
    • CMIA de Vila do Conde. 08 junho a 25 Novembro 2016
    • Agrupamento de Escolas D. Pedro IV. Mindelo. 06 e 07 de junho 2016
    • Escola Secundária da Boa Nova. Leça da Palmeira. 30 a 03 de junho 2016
    • Escola Básica Secundária Coelho e Castro. Fiães. 23 a 27 de maio 2016
    • Escola Secundária Rocha Peixoto. Póvoa do Varzim. 16 a 20 de maio 2016
    • Escola Secundária de Ermesinde. 09 a 13 de maio 2016
    • Escola Secundária Santa Maria da Feira. 02 a 06 de maio 2016
  • Galeria de imagens

  • Ficha Técnica

    Organização e Produção: CIIMAR – Campanha Ocean Action
    Conceção geral e conteúdos: José Teixeira (Coordenador), Ágatha Gil e Patrícia Neto
    Design: Edge River
    Financiamento: EEA Grants
    Instalações artísticas: ESAP – Coordenação Prof.ª Arq.ta Susana Milão (Mestrado Integrado de Arquitectura)
    • Supermercado de Plástico: Francisco Soares e Tiago Castro, com a colaboração de Rita Castro e Ângela Soares
    • Tartaruga na rede: Marta Regadas, com a colaboração de Letícia Rodrigues e Francisco Godinho
    • Peixe contaminado no Prato: Francisca Reis, com a colaboração de Marta Regadas
    • Medusas: Rita Castro e Ângela Soares
    Agradecimentos: Américo Castanheiro e Luisa Garcia (Tudo Faço), Hugo Santos (Edge River), Carolina Ferraz e equipa do ExpoLab - Lagoa, Regina Rosa e equipa OAA (Angra do Heroismo), CMIA de Vila do Conde, CMIA de Matosinhos, Quinta Pedagógica de Braga, CEA Quinta do Passal (Gondomar),  Mutualista Açoreana, LIPOR, Ocean Care, Iberoprensa, Capitania do Porto de Leixões, Joana Lencastre (Cais do Rio), Hugo Santos e Ana Ferreira (CIIMAR), Teresa Franco Gonçalves, Miguel Gonçalves e João Coelho (ESAP).

Esculturas

  • Descrição

    A exposição de esculturas “Monstros Marinhos”, organizada pela Campanha Ocean Action, vai já na segunda versão. Depois da longa itinerância e do fim de vida de 3 grandes esculturas construídas com plásticos reciclados por alunos da ESAP, que circularam durante 3 anos por numerosos espaços públicos da Área Metropolitana do Porto, surgiu recentemente a parceria com o artista Ricardo Nicolau de Almeida, que usa unicamente plásticos apanhados nas praias para as suas composições artísticas. Na instalação que dá nome à exposição o artista recria um fundo do mar composto por grandes criaturas imaginárias e assustadoras, como um enorme polvo, anémonas e peixes coloridos, que retratam de forma figurada as novas "espécies" predadoras e invasores dos nossos meios marinhos. Numa outra área encontramos a “sala dos idiotas”, onde numerosas figuras e máscaras humanas nos mostram em espelho a humanidade na era do antropoceno, onde os nossos resídos de plástico dominam a natureza. Por fim, o artista apresenta inúmeras instalações e peças de cariz quase museológico, que utilizam a história individual e a natureza de colecionismo de cada um dos objetos encontrados, jogos de cor e de forma, e a repetição e a quantidade esmagadora de diferentes produtos encontrados nas praias (desde brinquedos históricos, a um sem fim de lixos de uso diário, como cotonetes e palhinhas, tampas de garrafas, isqueiros, pontas de cigarros, material de pesca, garrafas, etc.) para alertar para este problema de grandes dimensões. Esta exposição recorre assim a uma linguagem marcadamente artística para captar a atenção do visitante e informar e incentivar a reflexão crítica da sociedade sobre o problema do lixo marinho e a necessidade da adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis
    Esta exposição encontra-se em exibição no CMIA Vila do Conde entre 25 out 2022 a 31 mar 2023. Esteve já patente no CEA da Quinta do Passal, Gondomar (maio a out. 2022), Espaço SMAS Ribeira de Sintra (nov 2021 a mar. 2022), Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor (jun. a set. 2021) e na Reitoria da U.Porto (set. 2020 a maio 2021).
     
    As primeiras esculturas produzidas com plásticos descartados pelos alunos de Artes Plásticas da ESAP (Escola Superior Artística do Porto) retratavam diferentes consequências dos detritos plásticos sobre a vida marinha, com um grande cardume de peixes plastificados, uma tartaruga a comer um saco plástico ou uma enorme e luminosa medusa de plástico. As esculturas foram expostas em diversos espaços públicos e nobres da cidade do Porto, Matosinhos e Gondomar, como o Espelho de Água dos Aliados, Largo de S. Domingos, Estação de Comboios de S. Bento, Pavilhão da Água, Estações de Metro da Casa da Música e Aliados e Espelho de Água da Biblioteca Florbela Espanca (Matosinhos), CEA da Quinta do Passal (Gondomar) e SeaLife (Matosinhos). 

    A segunda versão da exposição Monstros Marinhos, do artista Ricardo Nicolau de Aldeida, pode ser requisitadas por qualquer entidade interessada (enviar email para jose.teixeira@ciimar.up.pt).
     
  • Galeria de Imagens

  • Ficha Técnica

    Monstros Marinhos II
    Coordenação: CIIMAR
    Autoria: Ricardo Nicolau de Almeida
    Curador: José Teixeira

    Apoios: Reitoria da UP, Casa Comum (UP)

    Agradecimentos: Fátima Vieira, Luzia Sousa, Alexandre Lourenço e Ana Monteiro (UP), Tito Almeida, Ayra Santos 


    Monstros Marinhos I

    Coordenação: 
    CIIMAR
    José Teixeira, Ágatha Gil e Patrícia Neto;

    ESAP
    Prof. Raul Rabaça (Licenciatura de Artes Plásticas e Intermédia)

    Autores: Bruno Pissarro, Catarina Oliveira, Maria Caldas, Rita Pinto, Sara Pontes
    Estruturas: Tudo Faço

    Agradecimentos:
    CMP, Porto Lazer, LIIPOR, Metro do Porto, Infraestruturas de Portugal, Pavilhão da Água, Câmara Municipal de Matosinhos, CEA Quinta do Passal, Câmara Municipal de Gondomar, SeaLife, Hotel AS1829, Américo Castanheiro e Luisa Garcia (Tudo Faço), Marta Silva e Pedro Pombeiro (CMP), Catarina Ferreira (Metro), Joana Lencastre, Joana Laranjeira, Eduarda Filipa, Alexa Wi e todas as pessoas que de alguma forma ajudaram na construção das esculturas.